Mais de 1200 escuteiros aderiram ao Dia de BP online

Partilha esta Notícia

Este ano vivemos um Dia de BP diferente daquele a que estamos habituados. Devido à pandemia que estamos a atravessar, todas as atividades tiveram de ser adaptadas para o meio digital. Mas nem por esse motivo, deixámos de viver o mês do nosso fundador ao máximo.

Ao longo do mês de fevereiro foram publicadas, diariamente, nas redes sociais da Junta Regional, informações e curiosidades acerca de Baden Powell. Para além disso, decorreram outras dinâmicas, que incidiram no dia 22 com o Mega Kahoot Regional e uma tertúlia com o tema “O Homem a quem o mundo deve o Nobel da Paz”, no dia 27 um jogo de pista virtual e culminando no dia 28 com a Eucaristia celebrada pelo Bispo do Algarve D. Manuel Quintas.

As inscrições ultrapassaram os 1200 elementos. A tertúlia realizada via zoom demonstrou ser, até à data, o maior evento online da região, ao juntar 300 escuteiros, tanto da região como de fora, com a participação do moderador João Armando e os oradores Joaquim Freitas, Ivo Faria, Carlos Alberto Pereira e João Vasco Reis. Outro aspeto positivo assenta-se na adesão por parte dos elementos mais novos, visto que poderia esperar-se que fosse uma tertúlia com um maior público adulto, o que não se verificou. No que diz respeito ao Mega Kahoot, este contou com 413 participantes. Quanto à Eucaristia, não foi tão fácil precisar o número de elementos presentes, tendo em conta que houve agrupamentos que optaram por assistir à Eucaristia em conjunto, através de partilha de ecrã. Uma das grandes inovações deste Dia de BP foi a criação do site regional da atividade, onde elementos e dirigentes podem encontrar toda a informação e publicações feitas relativamente à atividade e vídeos direcionados aos jovens.

Fazendo uma retrospetiva da atividade, considera-se que o feedback foi bastante positivo, tal como indica a avaliação feita pelos participantes. Estamos bastante satisfeitos com o resultado desta atividade, que vivida de uma forma alternativa, espelhou o empenho dos escuteiros em continuar ativos no movimento, mesmo em períodos atípicos. Numa região que acabou por sofrer bastante com as consequências da pandemia, foi uma oportunidade de se viver o dia do fundador do escutismo de forma mais intensiva. Foi também bom ver a adesão dos elementos que foram convidados a sair dos seus quartos e a viverem um Dia de BP muito diferente do que se viveu há um ano, na última grande atividade regional antes do confinamento geral.