DIA DE B.P. 2022 MARCADO PELO REENCONTRO DE MAIS DE 1000 ESCUTEIROS

Partilha esta Notícia

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Foi com base no lema “O topo está mais perto dentro de nós” que se realizou no passado dia 26 de fevereiro, em Loulé, o dia de B.P.

A atividade que juntou quase 1100 participantes de 22 agrupamentos mostrou-se um grande sucesso, pois a alegria e o entusiasmo dos elementos da nossa região se reencontrarem aliada às dinâmicas executadas tornaram esse dia ainda mais especial.

Criaram-se equipas de jogo verticais com escuteiros do mesmo Agrupamento, que percorreram vários pontos da cidade ao longo da manhã de sábado. Foram os próprios Agrupamentos a preparar as dinâmicas e jogos tendo em conta o imaginário focado nos Descobrimentos. Assim, os Dirigentes de cada Agrupamentos estiveram divididos em “bolha” a trabalhar neste sentido.

Da parte da tarde, teve lugar a Eucaristia ao ar livre na Mãe Soberana. E para ser uma missa abençoada não havia outra forma senão começar a chover torrencialmente no seu decorrer. Ainda assim, o Bispo não interrompeu a Celebração, realizando-a até ao fim e realçou a sua felicidade por esse acontecimento, confessando que rezou muito para o Algarve recebesse água, pois tanta falta lhe faz.

No final da atividade houve uma partilha de caravelas, as quais cada subunidade foi chamada a construir antes do Dia de B.P., colocando no seu interior uma frase de esperança. Este foi um momento muito especial, já que os participantes voltaram para casa com uma frase de esperança de um outro Agrupamento.

A palavra de ordem deste dia foi CONVÍVIO e em conversa com a equipa organizadora esta garantiu que houve uma grande oportunidade de socializar em região, uma vez que os elementos podiam fazer jogos de outros Agrupamentos e cruzar-se com outras equipas para os mesmos. Simultaneamente, promoveu-se o convívio dentro dos próprios Agrupamentos, visto que andaram juntos durante todo o dia. «Para alguns esta pode ter sido a grande atividade desde o início da pandemia e mesmo continuando a seguir as regras da DGS este foi sem dúvida um momento para estarem todos mais próximos».

Felizmente, o feedback dos participantes foi extraordinário pelo que terminamos com os testemunhos de alguns:

«Esta atividade tem sido boa! Gostámos de fazer o jogo do barco, tínhamos de andar em cima de uma jangada e também em cima dos barris. Gostei de um jogo que os nossos chefes fizeram (…) tínhamos de enfiar uma bola de golfe num buraco e este dia tem sido espetacular! (…) Tinha muitas saudades de ter atividades presenciais.»

Dinis, explorador do Agrupamento 554 – Olhão

 

«Achei o dia de BP muito divertido. A minha atividade favorita foi um jogo em que tínhamos um copo com uma mola mas o copo estava furado e tínhamos de levar água de balde até uma garrafa!»

João, explorador do Agrupamento 100 – Tavira

 

«É a primeira vez em que venho a um dia de BP e adorei este dia, foi muito giro! Foi um bocadinho cansativo mas foi muito divertido, gostei muito.»

Rita, lobita do Agrupamento 685 – Alvor

 

«Este dia de BP está a ser maravilhoso, já há muito que não se via as pessoas da região e é bom para poder conviver e conhecer novas pessoas.»

Fábio, caminheiro 1009 Paderne